Chafariz de São José
A grandiosidade do Chafariz de São José de Botas impressiona os visitantes de Tiradentes. Datada de 1749, a construção se destaca por ter similaridade com uma fachada de igreja. A água abastecia os habitantes e os animais da cidade, além de ser utilizada para lavagem de roupas. Tudo isso era feito no mesmo local? Sim, pois a construção possuía três pontos de reserva de água. A primeira, que caía das três fontes, era reservada ao consumo humano. Havia também dois tanques laterais: um era utilizado para abastecimento de animais e o outro por escravos que se encontravam no local para lavar roupas.
Com elementos barrocos e trabalhado em quartzito, o Chafariz apresenta uma imagem de São José de Botas, padroeiro dos bandeirantes e desbravadores. A bela cruz esculpida em pedra e o brasão com as armas de Portugal também são atrações.
Só resta uma dúvida: de onde vem a água que abastece o chafariz? De uma fonte localizada no Bosque Mãe D'Água, cuja entrada fica bem perto do Chafariz de São José. Um antigo aqueduto de pedra filtra a água que é levada até a imponente construção.
Dica: aproveite o passeio para também visitar o Bosque Mãe D'Água, amplo espaço arborizado que possui um calçamento construído por escravos de aproximadamente 1 km. O acesso é gratuito, porém a entrada ocorre por um portão controlado por zelador.
Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia"
Confira imagens desta atração: