Av. Conde De Assumar - Nº 116 - Parque dos Bandeirantes - Tiradentes-MG - Fone: (32) 3355.2161 / Coordenadas GPS: S 21º 07’ 43,3’’ - W 44º 10’06,9’’
|
Roteiro Turístico Mixto de Tiradentes
Conheça um pouco de Tudo, reviva momentos históricos, participe de passeios ecologicos, aprendendo sobre a religiosidade local.
Balneário de águas santas
O Balneário de Águas Santas é um espaço que possui uma infraestutura completa (restaurante, banheiros e bar) para quem gosta de se divertir com tranquilidade e segurança, em piscinas que possuem água natural, corrente, com temperatura de 27,5 º C, sem presença de cloro. Fundado em setembro de 1976 e pertencente à Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), o Balneário oferece uma série de serviços relacionados à promoção da saúde, entre eles, massoterapia e hidroginástica. O local conta com estacionamento e é cobrada entrada para utilização da área de piscinas. O principal acesso ao local é feito pelo bairro de Águas Santas, que pertence a Tiradentes, porém é separado do restante da cidade pela Serra de São José. A Codemig e o IEF (Instituto Estadual de Florestas) estão com projetos em andamento para a criação da Casa das Águas e da Casa de Visitação de Geodiversidade – e também da Casa de Visitação da Biodiversidade. Fonte das Informações: Tiradentes Virtual
Cachoeira do Carteiro
Passando por uma calçada do século XVIII, com uma caminhada de aproximadamente uma hora chega-se ao alto da Serra de São José, encontra-se no caminho a cruz de onde foi morto o carteiro que trazia uma mensagem importante, Diz a lenda que quem por ali passar deve jogar uma pedra na cruz, posteriormente encontramos pequenas piscinas naturais. Fonte das Informações: Tiradentes Virtual
Chafariz de São José
A grandiosidade do Chafariz de São José de Botas impressiona os visitantes de Tiradentes. Datada de 1749, a construção se destaca por ter similaridade com uma fachada de igreja. A água abastecia os habitantes e os animais da cidade, além de ser utilizada para lavagem de roupas. Tudo isso era feito no mesmo local? Sim, pois a construção possuía três pontos de reserva de água. A primeira, que caía das três fontes, era reservada ao consumo humano. Havia também dois tanques laterais: um era utilizado para abastecimento de animais e o outro por escravos que se encontravam no local para lavar roupas. Com elementos barrocos e trabalhado em quartzito, o Chafariz apresenta uma imagem de São José de Botas, padroeiro dos bandeirantes e desbravadores. A bela cruz esculpida em pedra e o brasão com as armas de Portugal também são atrações. Só resta uma dúvida: de onde vem a água que abastece o chafariz? De uma fonte localizada no Bosque Mãe D'Água, cuja entrada fica bem perto do Chafariz de São José. Um antigo aqueduto de pedra filtra a água que é levada até a imponente construção. Dica: aproveite o passeio para também visitar o Bosque Mãe D'Água, amplo espaço arborizado que possui um calçamento construído por escravos de aproximadamente 1 km. O acesso é gratuito, porém a entrada ocorre por um portão controlado por zelador. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Uma visita atenta à Igreja Nossa Senhora do Rosário reserva muitas surpresas aos visitantes de Tiradentes. Trata-se de uma das igrejas mais antigas da cidade, com data de construção de 1708. Nossa Senhora do Rosário era adorada pelos escravos e eram justamente eles que frequentavam o local. O único branco a entrar na igreja era o padre, durante a realização das missas. A igreja possui ouro no seu interior, assim como a Matriz de Santo Antônio (destinada aos proprietários de terra e de escravos), mas isso era mantido em segredo pelos frequentadores. Como isso era possível? A porta frontal da construção ficava constantemente fechada e os negros entravam somente por uma porta lateral, de onde não era possível visualizar o ouro contido dentro da igreja. Outro ponto interessante é que o interior da igreja possui símbolos da religião católica e também das religiões africanas, principalmente do candomblé, fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravos. Você conhece o Santo Elesbão? Saiba que a imagem dele é uma das principais atrações da igreja Nossa Senhora do Rosário. Fiéis pedem ajuda ao santo para a compra da casa própria e retornam à igreja para agradecer e deixar pequenas casinhas próximas à imagem do santo, como prova da graça alcançada. Elesbão foi um rei negro, cristão fervoroso, que viveu na Etiópia no século VI. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
Largo das Forras
O Largo das Forras é mais do que a principal praça de Tiradentes. Para os habitantes da cidade, trata-se de um ponto de encontro em que é possível jogar cartas, ver apresentações culturais ou simplesmente conversar. Para os visitantes, é um local que concentra grande quantidade de pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e serviços de informação aos turistas. Já ouviu falar dos famosos passeios nas charretes coloridas de Tiradentes? O Largo é um dos pontos em que elas podem ser encontradas. Dica: converse com os charreteiros para saber quais personalidades já realizaram esses passeios. Localizada em um imponente casarão do século XVIII, a Secretaria de Cultura e Turismo (no mesmo prédio da Prefeitura Municipal) fornece informações relevantes sobre atrações turísticas, hospedagem e alimentação. O Largo também tem a presença da Capela do Bom Jesus da Pobreza, datada do século XVIII, além de uma pequena Capela dos Passos, em atividade principalmente na Semana Santa. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Largo do Sol
O Largo do Sol é um espaço amplo e arborizado que fica próximo à Rua Direita e à Matriz de Santo Antônio. Os principais atrativos do local são a Igreja de São João Evangelista, que era frequentada por negros alforriados e foi concluída somente no século XIX, além do Museu Padre Toledo, considerado o local onde ocorreu a primeira reunião dos participantes da Inconfidência Mineira. O Largo também conta com uma estátua em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (alferes Tiradentes), inaugurada em 2002. Curiosidade: vale a pena conferir a escultura, que contém os prováveis trajes e a imagem de como teria sido Tiradentes, distinta daquela encontrada frequentemente nos livros didáticos de História. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Maria Fumaça
O barulho dela pode ser ouvido de longe e é uma marca registrada de Tiradentes. O passeio de Maria Fumaça reserva encantos a crianças, jovens e adultos, que se revezam entre os sentimentos de surpresa e admiração. A viagem de Tiradentes a São João del Rei, que dura pouco mais de 30 minutos, fica na lembrança dos visitantes, que podem avistar de um dos nove vagões cenas típicas do interior de Minas Gerais e o imponente Rio das Mortes. A Maria Fumaça foi inaugurada em 1881 pelo então Imperador Dom Pedro II. O turista atento perceberá o apito típico da locomotiva de vários pontos da cidade. Uma curiosidade é ver como os funcionários da rodovia viram a locomotiva. É possível conferir essa curiosa operação na própria estação ferroviária. A locomotiva que faz o transporte de passageiros foi produzida nos Estados Unidos pela Baldwin Locomotiv Works. Dica: a cidade de São João del Rei conta com o interessante Museu Ferroviário, que funciona na Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste de Minas e apresenta equipamentos, painéis ilustrativos e fotografias que contam um pouquinho da história dessa imperdível atração turística. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Ponte das Forras
A Ponte das Forras liga o Largos das Forras ao Largo das Mercês, no certo histórico de Tiradentes. A charmosa construção de pedra, datada do século XVIII, passa sobre o Ribeiro Santo Antônio, afluente do Rio das Mortes, importante curso d'água da região. É possível que o nome da ponte e do largo faça referência à grande quantidade de escravas alforriadas que transitavam pelo local. Próximo à ponte, partem passeios em pequenos cavalos, ideal para transportar crianças com segurança. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Praça da Rua da Câmara
Localizada à alguns metros da Câmara de Tiradentes encontra-se uma bela praça com o busto de Tiradentes e uma capela do Passinho. Deste ponto tem-se uma sensacional visão da Serra de São José. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
Santuário Santíssima Trindade
O Santuário é, em geral, um ponto turístico pouco explorado pelos visitantes, à exceção do Jubileu da Santíssima Trindade, que ocorre em junho e atrai romeiros de todo o Brasil. Durante o Jubileu, Tiradentes fica cheia de fiéis em uma festa que movimenta toda a cidade, com atividades durante vários dias. Para chegar à igreja, os turistas passam por uma rua de casas construídas recentemente, em sua maioria, mas que possuem a arquitetura típica do centro histórico da cidade. A partir da praça que fica em frente ao Santuário é possível ter uma excelente vista da Serra de São José. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
|
|
|
|